MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II


Conforme o livro texto da disciplina de materiais de Construção Civil II, considere as afirmações sobre vidros.

I)          Os métodos de conformação dos vidros são quatro: 1) Prensagem - produtos de paredes grossas e uso de prensas: 2) Sopro - produtos ocos e uso de máquinas ou homem; 3) Estiramento - produção de laminados; 4) Fibra de vidro contínua - produtos em filamentos.

II)         Os métodos de conformação dos vidros são três: 1) Prensagem - produtos de paredes grossas e uso de prensas: 2) Sopro - produtos ocos e uso de máquinas ou homem; 3) Estiramento - produção de laminados.

III)        O óxido de chumbo é, normalmente, um modificador de rede, mas em algumas composições pode, aparentemente, atuar como um formador de rede. Vidros alcalinos ao chumbo têm uma longa faixa de trabalho (pequena alteração de viscosidade com diminuição de temperatura), e, desta maneira têm sido usados por séculos para produção de artigos finos de mesa e peças de arte. O chumbo também confere ao vidro um maior índice de refração, incrementando seu brilho. Vidro ao chumbo é o vidro nobre aplicado em copos e taças finas conhecidas como “cristal”, termo ambíguo, pois, já sabemos que o vidro não é um material cristalino.

IV)       Os vidros na construção civil devem apresentar luminosidade, aquecimento, garante leveza nos ambientes, relação entre os meios interno e externo.

V)        As propriedades dos vidros são: transparência, dureza e fragilidade elevada, resistência mecânica, resistência à corrosão, propriedades isolantes.

Quanto às afirmações acima:


As afirmações II, III e IV estão corretas;


Apenas a afirmação III está correta;


As afirmações I, III, IV e V estão corretas; 


Todas as afirmações estão corretas.


As afirmações I e V estão corretas;

Em qual dos concretos abaixo relacionados é costume usar areia fina em maior proporção do que no concreto convencional e um teor de cimento superior a 360 Kg/m³ do que no concreto convencional e um teor de cimento superior a 360 Kg/m³ como correção de sua aspereza?


Concreto projetado


Concreto massa


Concreto autoadensável


Concreto pesado


Concreto compactado a rolo

Sobre o transporte do concreto por bombeamento, considere as afirmações.

I) O transporte é feito por equipamento chamado bomba que empurra o concreto por meio de uma tubulação metálica, podendo vencer grandes alturas e/ou distâncias horizontais.

II) O transporte é feito por equipamento chamado bomba que empurra o concreto por meio de uma tubulação metálica, porém só pode ser bombeado em nível e a pequenas distâncias horizontais.

III) A grande vantagem da bomba é a capacidade de transportar volumes maiores de concreto em comparação com os sistemas usuais (carrinhos, jericas e caçambas), podendo atingir de 5 a 6 vezes mais metros cúbicos de concreto por hora, em relação a que outros meios atingem.

IV) As outras vantagens do bombeamento são obtidas com a maior produtividade,  menor gasto com mão-de-obra e menor energia de vibração (concreto mais plástico).

V) Em conjunto com a bomba pode-se usar lanças (caminhão-lança) que facilitam atingir todos os pontos de concretagem.

Quanto às afirmações acima:


III e IV estão corretas;


II, III e V estão corretas;


Todas estão corretas.


I e II estão corretas;


I, III, IV e V estão corretas; 

Para a escolha do fornecedor de concreto dosado em central, são analisados alguns critérios. Sobre isso, considere.

I) Deve-se avaliar critérios comerciais para a seleção (preço, prazo de pagamento, entrega, credibilidade etc.)

II) deve-se verificar se o fornecedor está atendendo às prescrições das normas técnicas pertinentes e se recolhem junto ao CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – as devidas ART’s - anotações de responsabilidade técnica - pelo serviço executado (ART da concreteira).

III) Definidos os lotes de concreto, em função do tipo de estrutura, solicitação (compressão ou flexão) e quantidade, o contratante deve exigir que na nota fiscal venham registradas as seguintes informações como por exemplo, a  especificação do concreto (tipo de cimento, traço, teor de argamassa etc.).

IV) Definidos os lotes de concreto, em função do tipo de estrutura, solicitação (compressão ou flexão) e quantidade, o contratante deve exigir que na nota fiscal venham registradas as seguintes informações como por exemplo, resistências características (no mínimo aos 28 dias), consistência.

V) Definidos os lotes de concreto, em função do tipo de estrutura, solicitação (compressão ou flexão) e quantidade, o contratante deve exigir que na nota fiscal venham registradas as seguintes informações como por exemplo, fator água/cimento, Slump Test, aditivos, volume de concreto em m3.

Em relação às afirmações acima:


Apenas a afirmação V está correta


As afirmações I, II e IV estão corretas


Apenas a afirmação I está correta


As afirmações I, III, IV e V estão corretas


Todas as afirmações estão corretas

Quanto aos aditivos tensoativos do tipo plastificantes ou redutores de água, considere.

I) Diminuem a trabalhabilidade mantendo a relação água/cimento (a/c) e a resistência mecânica.

II) Aumentam a resistência diminuindo o fator água/cimento (a/c), mantendo a trabalhabilidade.

III) O período de eficiência dos plastificantes depende da temperatura ambiente (maior temperatura diminui o tempo).

IV) São 3 (três) os tipos de aditivos tensoativos: plastificantes, superplastificantes e polifuncionais.

V) Os aditivos tensoativos são moléculas com extremidades laterais com cargas negativas. Um dos lados adere aos grãos de cimento (superfície positiva), e outro lado com carga negativa fica exposto. A repulsão elétrica entre as cargas negativas afasta os grãos de cimento cobertos pelo aditivo facilitando a trabalhabilidade.

Quanto às afirmações acima:


As afirmações I, III e V estão corretas;


As afirmações II, III e V estão corretas;


As afirmações I e IV estão corretas;


As afirmações I, II e IV estão corretas;


As afirmações II e V estão corretas;

As águas do mar também podem ter influências sobre a qualidade dos concretos. Considere as afirmações.

I) Muitos autores citam que ela pode acarretar uma resistência inicial maior em função da salinidade, com isso diminuindo a resistência em longo prazo. 

II) Corrosões da armadura, umidade permanente e eflorescências na superfície do concreto são situações que apareceram com a utilização da água do mar.

III) A água do mar, as águas pluviais procedentes de terrenos não calcários, as águas que abrangem matérias químicas ou orgânicas atacam, desagregam ou decompõem os aglomerantes tanto mais rápido quanto maior seja a dosificação em cal dos mesmos, por isto devem ser proibidas na preparação dos concretos e argamassas.

IV) A água do mar é inadequada para estruturas de concreto armado e protendido devido à corrosão provocada pelo teor de sal.

V) A salinidade é nociva ao concreto, principalmente os concretos armados. Pela norma ABNT NBR 7211, as areias do mar não podem exceder uma concentração de cloretos superior a 0,1%, para esse tipo de concreto.

Quanto às afirmações acima:


Todas as afirmações estão corretas.


Apenas a afirmação I está correta;


As afirmações II, III e V estão corretas;


As afirmações I, II e III estão corretas;


As afirmações I, II, III e IV estão corretas;

Segue um trecho do texto Natureza, Estrutura e Propriedades do Vidro do CETEV - Centro técnico de elaboração do vidro da Saint Gobain. “Pouco pode ser feito em termos de análise química do vidro para se aumentar sua resistência mecânica, pois, os fatores que determinam o estado da superfície, tem participação muito superior que as ligações entre as moléculas. Tudo o que está sendo dito refere-se a vidros corretamente elaborados, homogêneos e bem afinados, pois tanto heterogeneidades químicas como inclusões na massa criam tensões que não podem ser removidas no recozimento e podem causar a quebra, ou intensificar a fragilidade. O que se faz na prática é proteger a superfície contra fissuras decorrentes do manuseio das peças de vidro, como através da aplicação de rótulos ou por meio de depósitos superficiais, que aumente a dureza dificultando o surgimento de defeitos. Existe outra maneira que é a criação de tensão de compressão em toda a superfície da peça que dificulta a penetração da trinca e sua propagação, pois para que a trinca se propague é necessário uma tensão de tração e um defeito que provoque a concentração de tensão. O vidro temperado tem compressão na superfície, portanto mesmo com defeitos (até certa magnitude) não há tração para que eles cresçam. A região interna do vidro fica em tração, porém, lá não há núcleos de trincas. Este tipo deixa a superfície do vidro em compressão e neste caso as diferenças de temperaturas devem ser maiores para poderem eliminar o efeito de compressão da superfície ocasionada por esse processo. A resistência destes vidros chega até cerca de 200ºC. Existem produtos domésticos de vidro sodo-cálcicos tratados, e que, portanto resistem sem problemas a água fervente”.

O texto se refere a qual tipo de vidro?


Comum;


Temperado. 


Estrutural;


Espelhado;


Laminado;

O processo patológico, no qual o cimento é dissolvido pela água e transportado para fora da estrutura, situação essa que leva as estruturas a sofrerem com tal patologia, apresentando assim uma superfície arenosa ou com agregados expostos é o (a):


Corrosão


Oxidação


Expansão


Lixiviação


Condensação

O adensamento é a operação que tem por finalidade a eliminação do ar e dos vazios contidos na massa. Deve ser feito durante e imediatamente após o lançamento. Analise as afirmações referentes à essa situação.

I) O adensamento pode ser executado por processos manuais - socamento ou apiloamento - ou por processos mecânicos - vibração ou centrifugação.

II) Qualquer que seja o processo deve-se buscar que o concreto preencha todos os espaços da forma, evitando-se a formação de ninhos e a segregação dos componentes.

III) Deve ser evitada, também, a vibração junto a ferragem, quando o concreto for armado, para não ocasionar vazios que prejudiquem a aderência do concreto com a armadura.

IV) Quando bem executado, o adensamento melhora a resistência mecânica e aumenta a impermeabilidade, a resistência a intempéries e a aderência do concreto à armadura.

V) Para o adensamento manual podem ser usadas barras de aço ou pedaços de madeira que funcionarão como soquetes. A camada de concreto deve ser submetida a choques repetidos, sendo mais importante o número de golpes, do que a energia de cada golpe.

Em relação às afirmações acima:


Todas as afirmações estão corretas. 


Apenas a afirmação I está correta.


As afirmações II, III e V estão corretas.


As afirmações I, II, III, IV estão corretas.


As afirmações I, II e III estão corretas.

Em relação à cura e desforma do concreto, analise as afirmações.

I) Denomina-se cura o conjunto de medidas que têm por finalidade evitar a evaporação prematura da água necessária à hidratação do cimento.

II) A Norma Brasileira exige que a cura seja feita nos 7 primeiros dias contados do lançamento do concreto. É desejável, entretanto, que se faça até o 14ºdia, para se ter garantias contra o aparecimento de fissuras devidas à retração.

III) As várias qualidades desejáveis ao concreto, como resistência mecânica, impermeabilidade e resistência ao ataque de agentes agressivos, são extremamente favorecidas e até mesmo somente conseguidas através de uma cura bem feita.

IV) Um dos métodos de cura é a irrigação periódica da superfície: é o método mais simples e consiste em proteger o concreto fresco, irrigando a superfície exposta em intervalos frequentes.

V) Um dos métodos de cura é o recobrimento simples da superfície: é o método mais utilizado nas obras. Consiste em cobrir a superfície com areia, sacos de aniagem rompidos ou os próprios sacos de embalagem do cimento, que são mantidos sempre úmidos. Desta forma evita-se a ação direta do sol e do vento e impede-se a evaporação da água do concreto.

 

Quanto às afirmações acima:


As afirmações II e III estão corretas;


As afirmações II e V estão corretas;


Todas as afirmações estão corretas. 


As afirmações I e IV estão corretas;


As afirmações I e V estão corretas;

Páginas: 1234567